• Luiz Sousa #HSOGameplays

    Se eu fosse começar a produzir conteúdo para o Youtube,teria uma rotina em definida.Como estudo a noite,gravar de manha cedo,editar,deixar reendenizando a tarde enquanto faço outras coisas,aí deixo pra publicar a noite quando chegasse dos estudos.Quem começa hoje tem que fazer exatamente o que você recomendou,estabelecer prioridades.
    Dica pros próximos posts: Responder comentários é essencial para se ter credibilidade com o canal ? Interação com os inscritos e como fazê-lo.

  • hagazo

    O tenso de gravar de manhã cedo pra mim é que a gente demora um pouco pra voz normalizar, quando acordamos, hahaha.. aí fica com aquela voz diferente.

    Prioridades são importantíssimas para qualquer um que queira prosperar neste mundo (ou na vida mesmo), ninguém consegue abraçar tudo de uma vez, tem que focar, e ninguém também prospera não fazendo nada. São os dois opostos.

    O que precisa ficar claro sempre é que tem muita gente jovem hoje que ainda tá estudando e já quer “ser youtuber”, se esquece dos estudos, não se dedica a absolutamente nada, não vai adiante e além de xingar tudo e todos, perde um tempo considerável que poderia estar estudando, e depois fica em um mato sem cachorro. É importante ter os pés no chão, saber que Youtube não pode ser brincadeira e que é extremamente difícil prosperar, que dependendo da idade o ideal é focar nos estudos, jamais deixar tudo isto de lado pra aventuras no Youtube.

  • Olá Hagazo. Tempo livre é realmente algo muito difícil hoje em dia. Outro dia disse aqui que pretendia fazer um canal e naquela semana já comecei a roteirizar algumas coisas. O que vale mesmo é por a mão na massa e dar a cara a tapa. Eu como trabalho em horário comercial de segunda a sexta e à noite tenho faculdade, vou “sacrificar”, digamos assim, os sábados e domingos, é claro, de acordo com os trabalhos de faculdade e afins. Quanto a tempo gasto, no início se sabe que vai ser difícil, mas é isso aí, só aprendemos a fazer algo bem se praticarmos de forma perseverante. Não tem muito a ver com o assunto mas eu tenho uma pergunta Hagazo: você acha que mudar o foco de um canal no seu processo de crescimento pode ser prejudicial?

  • hagazo

    Depende, Matheus. Se o seu canal for concebido para ser especializado e focado em UMA coisa em específica, a mudança de foco tem que ser feita sutilmente e dependendo do tempo de canal e do seu público, será muito difícil. Você terá que lidar com um feedback ruim, terá que reconquistar o público, etc.. mas dependendo funciona bem. Normalmente, é o público e você mesmo que vão definir o canal. Se você tá fazendo uma coisa que não tá dando certo e faz outra que funciona melhor, é natural que foque nesta última e tente se especializar nisto.. então acaba tendo mudança do foco. O que é bizarro é acostumar sua audiência com algo e mudar bruscamente, de uma hora pra outra.. você tem um canal de games e, do nada, decide virar canal de culinária… aí prejudica.

  • Claudio Tondin

    Estou com um projeto de canal em andamento, e antes de sequer postar meu primeiro vídeo, estou definindo absolutamente TUDO o que vai ser feito. Logo, nome, arte do canal, lugares pra contato, intro dos vídeos, final dos vídeos, etc, etc. Estou planejando o canal faz quase 1 mês, e ainda não terminei de pensar em tudo, e pretendo lançar o primeiro vídeo (que será um vídeo de apresentação do canal) na próxima semana.
    O único problema que enfrento é que, ando extremamente ocupado com outras tarefas, e acabo sempre deixando mais pra frente, por ainda não ter uma rotina de vídeos bem definida.
    Acredito que será um problema depois que eu começar gravar os vídeos, porque vão ficar com uma distância bem longa entre um e outro, mas acredito que com o tempo e com as visualizações, vou conseguir conquistar meu público fiel.

  • Ticoloko

    Muito bom…Hagazo… acho que era isso que faltava pra mim..
    Organização, definir horario, dividir meu tempo, sabe sepera certinho meus Horario… Cara você esta de parabens.. sempre trazendo dicas, passando sua experiencia pra gente você ta sendo um PAI pra muita gente.. valeu mesmo….

  • hagazo

    Quanto maior a distância entre um vídeo e outro (se falamos de mais de uma semana), mais complicado fica pra conquistar uma audiência engajada. Talvez valha a pena repensar estas outras tarefas e ver o que pode ser otimizado pra conseguir tempo pra dedicar ao canal, ou o contrário: deixar o projeto do canal pra quanto tiver tempo pra se dedicar, ou ir tocando, praticando, aprendendo e evoluindo nesse período turbulento. De qualquer forma, sucesso! Existe uma frase que diz que “Quem quer, arruma um jeito de fazer, quem não quer, arruma desculpas”.

  • hagazo

    Muito obrigado =). Se organizar é fundamental, um canal organizado está mais próximo de crescer e conquistar audiência do que um canal desorganizado! Grande abraço e sucesso

  • Minha sugestão, e.e
    Muito bom o post Hagazo, vale a pena ler tudo isto, gera bons ensinamentos :)))

  • Pingback: ()

  • Dereck Bolsanelo

    Eita indecisão, mas eu to focando em aprender 3D e melhorar em animação, então to jogando essa vontade de ter um canal sempre pra frente, ja disse até em outro comentário, eu não ia conseguir fazer vídeos sempre porque eu não queria fazer mais do mesmo, e to sem ideias legais no momento hahaha

  • Jenni

    Após ler esse post, queria saber: Hagazo como é a sua organização/rotina? Você geralmente grava de noite porque não tem barulho? Edita de manhã cedo pra aproveitar o dia?

    A prática leva à perfeição. O problema é que alguns se deixam abater pelo feedback baixo e “não vale a pena, ninguém tá vendo que eu gasto dois dias pra editar um vídeo?”.

    Também tem que ver o horário que nós funcionamos melhor: se você é morning person ou night owl. No meu caso, pra trabalhar eu prefiro de manhã, mas pra estudar ou criar coisas (lado criativo) me dou melhor tarde da noite/madrugada.