• Rafael

    Estou com a ideia de abrir um canal, com vídeos editados, com roteiro, e boas pesquisas, passando curiosidades e top lista de alguma coisa. EX: Top 10…, más estou com dificuldade para achar um nome para o canal… Alguém poderia me sugerir gentilmente? Ficarei muito grato.

  • Wendel de Paula

    Eu cuido bem do meu canal e no começo do post achei que minha loja seria a B, mas depois de analisar bem, concluir que ainda posso melhorar muita coisas e atrair mais clientes 😀

  • Gabriel Sales’

    Estou com um projeto de criar um canal desde o fim do ano passado, e pretendo colocá-lo em pratica até o fim do mês de fevereiro. Tenho uma dúvida, eu jogo e gosto muito de FIFA, e com certeza será um dos principais jogos do canal, mas ao mesmo tempo tenho vontade de gravar outros jogos, como FPS. Vocês acham que isso vai agradar os inscritos ou deixá-los confusos? Um abraço Hagazo, belo trabalho pra nos ajudar!

  • Furioso Play

    Mto bom o post Hagazo 😀 criei meu canal,dois videos por semana mas meu problema é que meu pc ficou um lixo alguns dias antes de eu criar o canal,gastei dinheiro no headset e no msm dia o pc fico muito ruim,dai não tenho nenhum jogo nele e não tenho console nenhum mas depois de ver todos os post eu percebi que não preciso ter no meu canal apenas gameplays,agora vou economizar e no minimo comprar um xbox360 para poder gravar mas estou com algumas ideias de videos para o canal,espero que de certo,abraços 😉

  • hagazo

    Show de bola! O ideal é jamais deixar de pensar como uma loja. Sempre é possível melhorar! Sucesso!

  • hagazo

    Um nome é apenas um nome até que se ponha sentido nele e crie credibilidade. Os grandes canais brasileiros hoje possuem nomes mais ou menos, poucos deles foram planejados desde o início. A dica: não deixe que algo tão trivial como escolha de nome impeça você de começar. Claro que é bacana ter um nome legal e condizente com o seu conteúdo, mas a partir do momento que a escolha deste nome se torna obstáculo para que você comece, tem que analisar a situação.. às vezes você está apenas se auto-sabotando e colocando obstáculos onde não deveriam existir! Sucesso sempre!

  • hagazo

    Dependendo da forma como você fizer, pode ser algo natural.. dependendo não. Se você se posicionar como um canal de FIFA, só gravar FIFA e aparecer com uma gameplay de outro jogo “do nada”, pode ser que eles se confundam e você não tenha um feedback legal… mas se você se posicionar como um canal de gameplays, muito provavelmente as pessoas entenderão. Tudo depende da sua organização e de tornar sua proposta clara.

  • hagazo

    O ideal é ter compromisso. Não adianta postar um vídeo hoje e outro daqui a 3 meses. Se você quer ter um canal que cresça, tenha qualidade, constância e saia do bolo. Uma hora ele vai crescer. Se você está enfrentando problemas com PC, etc, de repente seja o momento de pausar o sonho até ter condições, ou então forçar a barra e encontrar novas alternativas. De qualquer forma, lembre-se sempre de respeitar o seu público e cuidar da sua loja =)

  • Furioso Play

    Parar eu não quero nunca,apenas o dia que minha cabeça disser chega acabou não dá mais vamos parar,mas por mim eu vou correr atrás do que preciso 😀 buscar algum meio de conseguir melhorar as condições vou forçar a barra msm,apenas não vou falar para algumas pessoas sobre meu projeto no YT pq nem meu amigos de escola me ajudam,acho que quem me ajuda são as pessoas do TT msm vc tbm,mas tudo bem vou correr atrás dos meus sonhos,ninguem consegue o que quer ser ter esforços 😀

  • Luan Shadows

    Muito bom hagazo gostei demais me ajudou muito….eu ainda não criei meu canal mas já sei o que vai ser, vai ser um canal,tipo, “misto”, vai ser um canal de 3 pessoas, 1 vai ser o editor principal, outro vai ser o editor básico, e o outro ainda não tem o que fazer km…ou seja uma equipe…. Vai ser um canal de ” esquetes” (se assim posso dizer),pra deixar um pouco mais claro, é um canal de atuacao, já temos quase tudo, mas o nome que esta começando a virar um “inimigo” pois nao estamos conseguindo de jeito algum, um nome pro canal…. Alguem pode me ajudar gentilmente a escolher um nome que de atraia clientes (claro, o nome é básico, mas eu preciso do nome para iniciar o canal). Obrigado 😉

  • Gabriel Sales’

    Valeu Hagazo, vou colocar isso em prática. Espero um dia poder ajudar aqui no Criadores de Conteúdo!

  • Luan Shadows

    Vou tentar te ajudar.

    Grava FIFA e depois grava algum FPS… Vou tentar melhorar se liga !

    No seu primeiro video você vai gravar FIFA, já no seu segundo video, você grava outros jogos e assim por diante… Quando você tiver no mínino 10 a 15 videos, leia (se você já leu não precisa ler de novo kk) o post do ragazo sobre “divulgação” . e assim seu canal vai crescendo . Espero que tenha ajudado 😀

  • Luan Shadows

    Sabe o 5algumacoisa então… Faz o Topalgumacoisa kkk quando criar manda o link que eu me increvo eu gosto dessas coisas de top 10 curiosidades etc.. 😉

  • Gabriel Sales’

    Entendi Luan, eu realmente pensei em fazer isso! Espero que dê certo! Obrigado pela ajuda!

  • Luan Shadows

    De nada 🙂 boa sorte com o canal !

  • Anima Extreme

    Caramba hagazo, isso vai me ajudar bastante, sinto que vou melhorar e muito graças a você, a partir de agora eu penso:meu canal é como uma loja, vlw por criar o site, você é foda

  • hagazo

    Jamais pare de estudar e jamais pare de melhorar, independente de onde você estiver ou dos números que estiver conquistado! Força e sucesso sempre!

  • hagazo

    Tome cuidado com canais em grupo: pra dar certo, é necessário que seja muito mais organizado, bem definido, principalmente com relação a gastos e ganhos, porque quando se envolve dinheiro, a coisa muda de figura, e um canal precisa de investimento. Recomendo, caso esteja pensando em fazer algo sério, a fazer contratos entre os membros, estabelecendo certinho os termas, direitos e deveres de cada um, para ter isto documentado. Nunca se sabe do futuro…

    Sobre o nome: não pense demais. Pense em algo que tenha a ver com a sua ideia principal e crie. Nome é apenas um grupo de letras até que se coloque significado e credibilidade nele. E isto se faz trabalhando e sendo profissional, tanto na frente das câmeras como por trás, na forma de agir e tratar as pessoas. Coca-Cola não era nada, era apenas um nome “aleatório” (não foi tão aleatório assim, mas pra este parágrafo a palavra funciona) até a empresa ir conquistando o seu público (e crescendo exponencialmente através do trabalho).

    Vejo muita gente falar que quer começar um canal e travar no nome. Tem que analisar bem, porque pode ser que este seja um “obstáculo” criado por você pra se auto-sabotar! “Quando eu achar o nome perfeito vai dar certo!” – porém, jamais haverá um nome perfeito… porque você sempre vai estar pensando demais.. entendeu? Às vezes colocar as coisas em prática e ir trabalhando nelas para crescer e evoluir é a melhor solução.

  • hagazo

    Pense sempre assim, porque tudo o que você fizer vai fazer mais sentido.. pense na importância da organização e do tratamento para os seus “clientes”… no caso, futuros inscritos! Sucesso!

  • hagazo

    Não espere ajuda de ninguém. Faça as coisas acontecerem. É um processo gradativo. Se eu tivesse esperando que me ajudassem não teria o canal até hoje, hahaha. Infelizmente, este é o mundo. Quando você começar a se destacar, a “ajuda” começa a aparecer, e as pessoas que puxaram seu tapete serão aquelas que te dirão que “sempre te apoiaram e acreditaram em você”. É fácil apoiar e acreditar depois que as coisas estão encaminhadas.

  • Luan Shadows

    Entendi… Obrigado hagazo ! 😀

  • Excelente post Hagazo! Pensar que seu canal/site/blog é uma loja, ajuda muito mesmo. Você começa a enxergar as pessoas como clientes e tenta fazer o máximo para agradá-las. Não sei se é um erro de fato, mas notei que em uma parte do texto está escrito: “Você se sentiu compelido a assistir até o vídeo até o final?”. Bom, deixei aí meu feedback, haha, valeu!

  • CANAL DA GALERA

    DEPOIS DE ANALISAR MUITO DETALHADAMENTE O MEU CANAL EU ACHO QUE ELE É A LOJA B,E CONCLUI QUE POSSO MELHORAR MUITAS COISAS E ATRAIR MUITOS CLIENTES.

  • CANAL DA GALERA

    GRANDE POST HAGAZO!!!!!!!

  • hagazo

    Opa, show de bola! Valeu pela correção… são tantas atualizações de postagem, tantas edições que algumas coisas acabam passando batido, apesar do cuidado para que isto não aconteça! Corrigido!

  • hagazo

    Muito obrigado =D

  • hagazo

    Sempre tente melhorar, independente de onde você esteja. Quando a gente pensa que chegou no topo e fica com preguiça ou acha que não deve melhorar mais, já era.

  • É difícil mesmo escrever um texto desse tamanho e não errar nada, huahuauhauh, estamos aqui para ajudar! xD

  • Pqp Marcus

    Curti muito isso. Mas é o seguinte: Meu canal tem tudo isso, organização, um bom design, recebo muitos elogios dizendo que eu nasci pra isso, que devo continuar, que sou bom e estou sempre tentando criar algo novo. O que me resta é continuar assim e ver no que da?

  • Darkness Fury

    Muito bom o post ae Hagazo, essas dicas que você deu e disse para que nós mudássemos o jeito de como gerenciar nosso canal de um forma diferente e “genérica” para que possamos realmente crescer com qualidade!

    E falando sinceramente, meu canal possui alguns aspectos da loja B, acho que na falta de recepção, atendimento para o público, um pouquinho no visual e a forma de conversar com o público ou talvez até a falta de conversa com o público.

    Mas eu vejo pessoas entrando em meus vídeos, dizendo realmente que ele está muito bom, tem qualidade, que eu vou conseguir crescer, me esforçando cada vez mais, melhorando meu conteúdo e etc… mas, eu não vejo um crescimento “significativo” condizendo aos comentários que vejo e recebo, fico meio que na dúvida de como prosseguir, e oquê devo fazer para melhorar mais ainda cada vez mais!

    E como você tinha dito Hagazo, hoje em dia pensamos pequeno, fazemos oquê o outro faz e não tentamos criar algo próprio, pois se quisermos crescer realmente, temos que crescer fazendo algo nosso, original e com qualidade!

  • Verdade.

    Depois muitos produtores de conteúdo reclamam por falta de patrocínio.

    Como vão coprar um peixe mal vendido?

  • Jenni

    Eu prefiro a Loja A, hahahahaha. Nunca tinha pensado nos canais como lojas. Acho que isso é válido para qualquer profissão. Tem que ter cuidado com o que faz. Ninguém se sente atraído por um trabalho mais ou menos, relaxado, de qualquer jeito.
    “olhe pra câmera e veja pessoas”: algumas pessoas comentaram nos vídeos que no começo achavam estranho conversar com um câmera, mas que depois começaram a ter essa visão de “agora quando eu gravo vídeo, eu penso que estou tendo uma conversa com minhas amigas, vocês são minhas amigas”.
    Parabéns pelo post, Hagazo (e muito bem escrito por sinal!)

  • hagazo

    Exatamente. Patrocínio é algo que vem “naturalmente”, e coloco entre aspas porque quando a parada começa a engrenar, surgem tanto naturalmente como se o cara correr atrás. Porém, ninguém patrocina por ser bonzinho. O patrocínio vem exigindo um retorno. É a forma como as coisas são. Quem vai patrocinar quer ganhar mais do que ele investiu, e pra isto ele precisa patrocinar algo bom, de qualidade e que se preocupe com esta qualidade. Nenhuma marca que se preze vai querer se juntar a algo que não preste. É por isto que o Criador de Conteúdo PRECISA prezar por qualidade, olhando não só para o seu peixe, mas para o comprador do peixe.

  • hagazo

    Tem que ver de onde vêm estes elogios. E não se vislumbrar com isto. Não adianta nascer pra coisa, se você não prova todos os dias. Resta continuar, procurar evoluir sempre e conquistar um a um. Com o tempo, estes “um a um” se tornam “dois a dois”, “cinco a cinco”, “cem a cem”… “mil a mil”.

  • hagazo

    É bem por aí, tem gente que olha pra câmera e vê um espelho… tipo “preciso falar de mim, o vídeo tem que ser só sobre mim porque sou interessante, me acho interessante, minha mãe diz que sou interessante então as pessoas irão me amar”. Se esquecem que é internet e que existe uma relação de diálogo entre quem produz e quem assiste.. e só quando este diálogo acontece é que as pessoas se identificam e voltam mais. Qualquer vídeo pode viralizar, mas pouquíssimos cativam ou retém a atenção das pessoas por mais tempo..

    A Loja A é terrível!! Hahuahuahuahuah

  • Fliqpy

    O diferencial que o meu canal tem é o jeito de apresentar o conteúdo zueiro. Eu tento ficar meio termo, nem ser tão zueiro e nem tão sério. Tenho meu próprio “trabalho” para apresentar os memes em um vídeo (Uma imagem diferenciada pra colocar os memes no meio, sabe ?), tento trazer jogos mais atuais e não um monte de Simulator da vida… 😀

  • hagazo

    Sim, nada é 100% original nesta vida, mas quando a gente coloca a nossa cara e produz, ele acaba se tornando único. É possível se destacar fazendo o que os outros fazem, basta colocar a sua alma naquilo, e eu chamo de alma os elementos únicos que só você tem e mais ninguém. Só assim o seu canal vira O SEU CANAL e se torna diferente dos outros.

    Só que isto não é algo que ocorra da noite pro dia. Credibilidade é um processo lento, que se cria todos os dias e que se destrói rapidinho. E é impossível conquistar as pessoas com apenas um vídeo, pelo menos no início. É por isto que é necessário fazer com qualidade, dedicação e CONSTÂNCIA. É esta constância, junto com a qualidade, que vai contribuir pra sua credibilidade ir crescendo.

    Muita gente fala muito, mas faz pouco, e é fazendo que você conquista. Se estão te elogiando agora, não se vislumbre, veja isto como um ponto positivo pra melhorar ainda mais. Sempre. É uma coisa legal mas elogios qualquer pessoa faz. É bacana de ler, mas se a gente depender só deles e achar que bastam, a gente para no tempo. Todos os dias, o que quer que você faça, faça para surpreender e ser diferenciado. Com o tempo sua credibilidade aumenta e com isto vem o aumento do público.

  • Excelente post e vejo que estou indo no caminho certo para o tão sonhado “sucesso” . Eu posso diferenciar meu canal dos outros por ele ser um verdadeiro centro para você se entreter e é esse meu objetivo fazer com que as pessoas se entretem assistindo os vídeos e que claro que se divirtam. Ainda estou engatinhando muita coisa ainda para ser feita mas claro sempre querendo crescer e melhorar mais ainda meu conteúdo. Cheguei a conclusão nesse post q tenho que fazer uma arte do canal melhor , pois a atual n diz muito sobre o canal . Arrumar as thumbs dos vídeos antigos também será prioridade nessa “plastica” no canal . Muito obrigado pelas dicas hagazo , grande abraço !!

  • É isso mesmo.

    Até porque a qualidade da audiência e a segmentação da mesma é que vai trazer organicamente aqueles que querem vender para esse público.

    Já que o mais difícil para eles é justamente cativar a atenção do seu público alvo.

    Uma vez que você o faça, é bom lembrar que nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. 😉

  • João Pedro Vieira

    Tenho algumas sugestões de posts: Trailer do canal, Como não tomar flag no youtube (explicando as regras, falando sobre direitos autorais etc., vai ajudar muita gente), Como se ganha dinheiro no youtube (falando pra não fazer vídeo só por causa do dinheiro), O seu canal em outras redes (page no face, twitter, site, blog etc.), Edição etc.

  • João Pedro Vieira

    Olha eu gosto de FIFA e tbm gosto de FPS. Mas prefiro assistir vídeo de FPS pois acontece mais coisa e chega ser mais engraçado. Oq eu gosto mesmo é de vídeo engraçado ou informativo. Por exemplo: tem um vídeo de GTA V Online numa pista aí mas não tem nada de engraçado nele, mas eu quero ver a pista q o cara tah jogando e como ele joga nessa pista.

  • João Pedro Vieira

    verdade, meu canal antigo tinha minecraft e lol como os jogos principais, mas eu disse ou mostrei em nenhum lugar q o canal só ia ter isso e q era focado nesses jogos, só são os jogos q vai ter mais.

  • Gabriel Sales’

    Mas João, no caso do FIFA, a proposta é editar bem os vídeos pra que sejam engraçados, com efeitos sonoros e cortes no meio do vídeo! Acha que é uma boa proposta?

  • hagazo

    Hahaha, Pequeno Príncipe (Y)! E sim, com certeza. O Criador de Conteúdo tem que pensar sempre no seu público e na qualidade do que divulga, porque se pensar só no dinheiro, pode se unir a empresas pilantras, indicar um produto péssimo e jogar a credibilidade construída no ralo em poucos segundos.

  • hagazo

    Show de bola, anotado, João! Obrigado pelas sugestões

  • hagazo

    Eu que agradeço, Calvet! Se me permite, tome cuidado com esta diferenciação que você fez: centro de entretenimento pode ser qualquer canal. Seja mais específico na hora de analisar e você conseguirá encontrar um norte mais bem definido! Grande abraço e sucesso sempre!

  • O meu canal mesmo, apesar de não ser grande em número de inscritos, tem uma audiência fiel e que sempre me cobra por mais conteúdo.

    Mas nem sempre foi assim.

    Primeiro estudei bem a plataforma, tráfego e um formato que agregasse valor não só para a audiência, como também para quem quisesse anunciar nele.

    E hoje, já consegui desde comissão por vendas a cobertura de evento integrado com Instagram na íntegra.

    Sei que ainda tem muito o que crescer, mas em menos de um ano consegui esses resultados porque deixei a porta aberta. 😉

  • João Pedro Vieira

    De nada! Vi q vc tava meio sem ideias…

  • CANAL DA GALERA

    valeu HAGAZO!!!!!!!!

  • Ivan Rocha

    Hagazo, o que vai diferençar meu canal dos outros canais musicais, é que eu faço tudo! Não pego bases de músicas na internet, seja bases de rap ou qualquer outra coisa. Até os fundos musicais eu mesmo criarei. É isso que vai diferenciar meu canal, e acredito que mais ninguém no youtube faz o mesmo (tem o Galo Frito, mas eles pagam um produtor musical). Tudo será feito por mim! Valeu Hagazo, bom post!

  • hagazo

    Sucesso, cara! Conteúdo autoral é sempre bem bacana, quando bem feito! Deve dar uma trabalheira monstra, hahaha, mas é isto, tem que trabalhar e mostrar resultado!

  • Eu acho que 15 vídeos é muito pra começar a divulgar, quanto antes e com bom conteúdo, melhor. Acho que quando ele tiver com uns 4 ou 5 vídeos já possa começar a divulgar, pois assim quem entrar no canal já vai ter um conteúdo para avaliar se vai ou não se inscrever, se tiver muitos vídeos o cara pode sentir preguiça e ir embora.

  • De Trás Para Frente

    Olá Hagazo, tudo certo?

    Eu comecei meu canal ano passado, postei um vídeo e acabei me perdendo, queria fazer muitas coisas e acabava não fazendo nada. Foi então que decidi definir o estilo dos meus videos e consequentemente do canal, eu meio que encontrei um padrão em que acredito para a coisa toda, e esse ano comecei a colocar em prática.

    Não tive nenhum grande elogio, nem reconhecimento, meu publico avassalador que imaginei simplesmente AINDA não existe! Mas não estou, triste, desanimado ou desiludido, mais do que nunca estou me sentindo DESAFIADO! E por isso busco melhorar sempre, cada vez mais. Leio, escuto, observo, tento aprender, e tenho certeza que o sucesso é mais do nunca a consequência de muito trabalho duro.

    Estou no caminho e todas suas dicas estão me ajudando MUITO posso não ter nada além das minhas convicções no momento, mais estou tentando e não vou parar, por que como diria o mestre “Não é o quanto você consegue bater, mais sim o quanto você consegue apanhar e continuar lutando” sylvester stallone

  • hagazo

    Show de bola! Sucesso sempre!

  • Pingback: ()