• Jenni

    Não conhecia nenhum desses canais do Youtube pra público infantil e nem sabia que existia algo assim (vai ver é porque eu não sou o público alvo deles, né? XD hehehe).

    Sobre o “atirar para todos os lados”, ano passado um blog começou, por conta própria, a mudar um pouco o conteúdo para atrair outros públicos. O resultado foi que algumas leitoras de longa data reclamaram com a blogueira e falaram que não iriam mais acompanhar o blog por causa dessa mudança repentina do assunto. Eu acho interessante quando os inscritos participam e auxiliam nos vídeos. Algumas youtubers começaram com maquiagem, mas com o tempo foram migrando para os vlogs e conselhos de relacionamento porque os inscritos pediram. Não que o youtuber deva ignorar o que gosta pra agradar inscritos, mas ponderar o feedback “será que vale a pena gravar mais esse tipo de vídeo? eles gostam mais? eu me sinto bem com isso?”, meio que os dois lados vão crescendo juntos.

  • Portal da Ciência

    Sim, exatamente! Os dois lados vão crescendo juntos.
    E também é extremamente importante fazer um canal do que te agrada.
    Já tentei fazer um canal de games mas não gostei da minha experiência, agora me firmei na ciência.

  • Portal da Ciência

    Sim, o planejamento é extremamente importante. De uns tempos para cá minha edição e o jeito com que faço meus vídeos estava totalmente misturado. Agora consegui preparar a maneira com que farei a edição dos vídeos, e parece que o meu vídeo ficou simples, mas bom!
    Obrigado pelas postagens Hagazo, elas estão me ajudando bastante.

  • Kaeni

    eu fiz um planejamento antes de começar o canal e agora com esse post melhorei ele mais ainda, porém não sei se a voz influencia no canal por que a minha não e tão boa, alguns até falam que sou desanimado gravando, mais e meu jeito, no youtube eu gosto de gravar sempre quis abrir um canal até tomar coragem e postar o primeiro vídeo, meu conteúdo já e bastante no youtube porém vou trazer da minha maneira. as dicas estou usando todas, só estou vendo como irei me destacar com o tempo e merecer um lugar dentre os melhores.

  • Samir Maciel

    Qual é seu Canal Kaeni?

  • hagazo

    É extremamente fundamental que o público interfira de maneira sadia na produção de conteúdo do canal.. é ele quem “dita as tendências”. Claro que o criador de conteúdo (e isto vale pra blog, site, canal do youtube, etc) é quem mantém as rédeas da parada e precisa avaliar muito bem o que fazer, mas o público vai dando dicas ou sugestões interessantes que precisam ser avaliadas. É por isto que eu sempre digo que o Youtuber precisa LER os comentários e ponderar sobre eles. Tem muita crítica infundada e rasa, e muitas nem merecem ser respondidas para não fomentar mais discussão desnecessária, mas o criador de conteúdo tem que ponderar as críticas e os elogios, pra poder ir moldando o conteúdo. Com isto ele não só se aproxima mais do público como também vai crescendo aos pouquinhos, porque essa galera passa a recomendar o canal.

    Se a pessoa for mudando e buscando atrair outros públicos, é bom que faça uma mudança gradativa e verifique os resultados. Eventualmente pode ser que ela tenha que fazer uma “hierarquização de valores”, e ver o que tá compensando mais, se o novo público vale a perda de alguns antigos, e por aí vai. Feliz ou infelizmente, o lado financeiro também pesa, então tem que se avaliar com muito cuidado cada passo dado.

    Existem vários canais de muito sucesso que são de nichos totalmente diferentes do que a gente tá acostumado a ver. No Brasil ainda não temos nenhum canal focado neste tipo de coisa com um sucesso tão grande quanto esses aí, mas em breve provavelmente vão começar a aparecer. O preço dos produtos também dificulta um pouco este nicho de dar certo aqui.. produtos originais nos EUA são relativamente baratos, enquanto que aqui no Brasil é o olho da cara.

  • hagazo

    Sucesso sempre =D

  • hagazo

    Eu acho que para tudo dá-se um jeito. Se você identificou um problema, procure maneiras de corrigi-lo. Se a sua voz não tá agradando, procure alguma forma de torná-la agradável, mantendo a naturalidade. Vai ver fica interessante se você se empolgar um pouco mais enquanto grava ou materializar na cabeça alguma situação que te ajude a ver que o que você tá fazendo é entretenimento para outras pessoas e não só para você.

    Lembre-se que as pessoas buscam entretenimento, e não monotonia. Tenta quebrar isto de alguma maneira e busque fazer algo diferenciado, com seu jeito, e vá conquistando seu espaço. É extremamente demorado, mas pode ser que funcione.

  • Portal da Ciência

    Obrigado, Hagazo!

  • Kaeni

    Obrigado hagazo, vou tentar me animar muito mais e ver o feed que dá,

  • Kaeni

    meu canal eu criei com motivação de amigos, o nome você já colocou ai kkk Canal Kaeni decidi escolher esse nome por que esse nick e diferente e usava ele quando jogava campeonato.

  • Hyski_C4

    muito bom hagazo! cara vc mudou a minha vida quando escreveu >>> “sorte é quando a preparação encontra oportunidade.”, meu principal problema é divulgação, pois tenho conteúdo, meus vídeos são bons, mas n sei onde divulgar, e facebook n é algo bom, pois as pessoas só pensam nelas e foda-se, eles dão like nos vídeos e em troca eles pedem, nossa inscrição, nosso like, nosso comentário e eles n percebem q mesmo com tudo isso eles só terão números! hagazo, qual o seu publico alvo?

  • Bom post Hagazo, boa parte deles tem me feito refrescar bem as idéias :). Posso dizer que me identifico muito com você pelo fato de estar à um bom tempo planejando meu canal, assim como você esteve planejando o seu, coisa de um ano pra mais. No último ano comprei um computador melhor, me aperfeiçoei com softwares de edição (Photoshop e Vegas, Premiere ainda é um tabu pra mim), comprei um microfone com uma qualidade excelente, muito parecido com o Blue Yeti que você tem ao fundo do seu cenário (Samson C01U), e como curso faculdade de Publicidade e Propaganda, que basicamente envolve uma boa comunicação e capacidade de divulgação, acredito que um canal no Youtube seria uma ótima experiência para me relacionar com pessoas até então desconhecidas. Adoro ler e escrever, e como tenho um certo gosto por videogames, pensei em um conteúdo voltado à análises e sim, porque não, detonados e playthroughs. Enfim eu tenho a base. Só não tenho a devida pressa de começar, embora alguns amigos me pressionem para que eu comece logo, mas eu vou da opinião de que nada que é feito na pressa fica bom de fato. Embora eu esteja um ano com essa ideia, não vejo porque me largar a fazer as coisas “com pressa”. Procuro ler muito sobre e ver sempre opiniões diferentes, sempre aprender mais. Vejo que o Youtube pra mim será mais uma forma de pegar experiência do que de questões monetárias. Mas o mais importante é de fato fazer o que gosta. De novo agradecendo os posts, Hagazo. Que os projetos cresçam cada vez mais, tanto o HSOGameplays, quanto o CdC.

  • hagazo

    Hahahha Facebook tem o lado terrível mesmo, mas quando vc vai usando ele como uma ferramenta auxiliar de engajamento, criando conteúdo diferenciado por lá e tal, vc tem um resultado legal. Recomendo ler as postagens sobre divulgação, tem uma que falo especificamente sobre Facebook.

    Tenho vários públicos-alvo de acordo com cada tipo de vídeo que faço. São 4 ou 5 personas distintas, hahah.

  • hagazo

    O Edu usou o Samson C01U até pouco tempo atrás, tinha uma qualidade bem bacana mesmo. Eu detestei o Yeti, infelizmente, pra mim, foi dinheiro perdido. Ele capta MUITA coisa. Infelizmente também, na internet só tem review boa dele, hahahaha..

    Se me permite, recomendo que comece sim. Quando você for pra prática é que vai realmente aprender. Se preparar é fundamental, mas colocar a mão na massa é ainda mais. Independente do tanto que você se prepare, o seu primeiro vídeo provavelmente vai ficar horrendo, o segundo, um pouco melhor que o primeiro, mas ainda assim zoado, e por aí vai. A prática ajuda a ir aprendendo, a ir canalizando os estudos pros pontos certos, etc. Se pra você o objetivo é experiência, comece pra ontem.

  • Hyski_C4

    é eu ja li os tópicos de divulgação… vlw cara eu tenho públicos diversos e n tinha certeza se podia considerar “público alvo”

  • Leonardo #hsogameplays

    Sugestão para um post : Como melhorar um comentário ? Como “usar” o palavrão nos vídeos ? Como saber usar o feedback dos meus videos ?

  • José Castro

    Olá gostei muito do texto o nome do meu canal é Tudo Castro pelo nome vc percebe que eu posso gravar o que quiser, mas eu gravo coisas que gosto de gravar exemplo gameplays, vlogs e covers e as pessoas do meu canal gostam dos 3 conteúdos ainda não sou o melhor eu tento melhorar a cada vídeo e percebo que estou conseguindo melhorar, mas quero saber a sua opinião vc acharia melhor eu fechar mais meu canal para somente um tipo específico de vídeo?

  • hagazo

    Isso é difícil de eu responder, José, porque depende de muitos fatores: seu fluxo de trabalho, sua constância e periodicidade dos vídeos, sua proposta, seus objetivos, etc. Avalie tudo isto e veja se vale a pena focar em um tipo apenas ou se vale a pena focar em vários, e vá moldando seu trabalho de acordo com a sua percepção.

    Não dá pra te dizer pra continuar ou pra focar mais sem saber da sua realidade.

  • Pingback: ()

  • Fernanda da Rocha

    Adorei o post, muito útil. Estou para montar meu canal ainda essa semana e apesar de só ter lido sua matéria agora, eu já estava com um planejamento… enfim… espero que dê certo!
    Bjs e sucesso!

  • Mirelle Vilela

    foi muito útil pra mim este post. Obrigada!!

  • Giovanna

    Amei, muito obrigadaaaa me ajudou mt

  • Daniel luiz

    concordo, e gostei muito das dicas,e obg por tudo,vou seguir vcs nas redes sociais e procurar melhorar meu canal.

  • lucas

    fale ae pesoas

  • canal cs counter strike

    quero ter um canal

  • andre lucas

    andre

  • andre lucas

    oi

  • andre lucas

    quero fazer um canal no Youtube

  • andre lucas

    tambem

  • vyviane

    eu

  • Thiago Tenório

    Bem, eu gostei muito das informações dispostas nesse site e, agora percebo o quão importante que é o planejamento. Muito obrigado e parabéns pelo o seu conteúdo :D!

  • Erick Renan

    Seus pais sabem que vc está postando foto sua na internet?

  • Hagazo eu te agradeço muito cara! Você me fez achar talvez até o meu objetivo de vida hehe quem sabe? Enfim cara muito obrigado mesmo estou fazendo tudo que você propôs em seu post e está me ajudando muito! Muito Obrigado e todo sucesso mano pra você! :DD

  • Minha dificuldade eterna reside justamente no TIPO DE CONTEÚDO, porque eu tenho uma certa proposta estética, mas não de conteúdo.

    Quero dizer… eu quero fazer muitas coisas diferentes, inclusive, em alguns momentos, tentar criar uma Creepypasta apenas para falar sobre como são feitas, ou dar dicas realmente úteis sobre conserto de automóveis e computadores… mas não em quantidade suficiente para ter um canal à parte só para isso.

    Acho que a única coisa constante de verdade no meu canal sou eu, e a minha infinita vontade de fazer coisas que sejam legais e façam as pessoas rir, ou pensar… com eventuais utilidades práticas no meio, só para não desperdiçar meus conhecimentos.

    É muito doido.

    Muuuito doido.

  • Gameplay Brasil

    kkkkkkkkkk

  • BilliJhown

    Ótimo texto, com toda certeza me ajudou muito para futuras mudanças no meu canal, irei seguir muitas dessas dicas, praticamente todas 😀 obrigado mesmo